Onde Estamos??

PET SHOP E CONSULTÓRIO VETERINÁRIO

RUA WANDA WOLF, 220 - JARDIM IPÊ - SANTA FELICIDADE. PRÓXIMO AO POSTO IPIRANGA DA FREDOLIN WOLF.

CONTATOS
41 3364-2097
ZAMBILAMBIS@GMAIL.COM
WWW.FACEBOOK.COM/ZAMBILAMBISOFICIAL

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: DAS 9:00 AS 12:00 E DAS 13:00 AS 18:00 hrs DE TERÇA- FEIRA A SÁBADO.

- PACOTES: 4 BANHOS (1 POR SEMANA, 4 BANHOS MENSAIS, EXCETO AOS SÁBADOS) 10% DE DESCONTO COM PAGAMENTO ANTECIPADO;

- TEMOS LEVA E TRAZ;

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Cuidados com as unhas

* Matéria retirada da Revista Cães e Cia - Edição Janeiro 2011



Nos animais vertebrados, as unhas são formações córneas que protegem a última falange dos dedos. Na grande maioria dos quadrúpedes, as unhas desempenham um papel muito importante na locomoção. Fazem parte do conjunto de segmentos dos membros anterior e posterior, o qual vai amortecer o impacto com o solo causado pelo toque do pé no chão. 

Na falta de desgaste natural ou corte, as unhas dos dedos que se apoiam no solo continuarão crescendo indefinidamente. Forçadas pelo peso corporal vão aos poucos ficando tortas, na maioria das vezes se encurvando e obrigando o animal a procurar uma maneira de pisar que cause o menor transtorno e dor possível. Dessa forma diminuem sensivelmente a função do papel anatômico normal do pé e, de certa maneira, de todo o membro, provocando, inclusive, problemas na coluna vertebral. 

Pelo que foi dito, vemos que as unhas dos cães, desde que não tenham um desgaste natural, precisam e devem ser cortadas periodicamente e o prazo entre um corte e outro está diretamente relacionado com o tipo de vida que o cão leva e o piso do local onde permanece.

As unhas podem ser aparadas pelo proprietário, em casa, quando o cão ainda é bebê, mas quando o cão é adulto, torna necessário um cortador especial.

É preciso que se tome muito cuidado para que as unhas não sangrem. Algumas pessoas gostam de cortar a unha no "toco". A dor causada por essa técnica deixa o cão com os dedos mais retraídos, deixando os pés consideravelmente mais bonitos. Essa prática, porém, é uma grande crueldade, porque a unha é uma porção córnea que reveste a garra, a qual é um osso.

Nos filhotes, as unhas devem ser cortadas toda semana para evitar que possam deformar as almofadas digitas e plantares e, desse modo, o pé do cãozinho. No caso do adulto, o corte só é feito quando elas estivem compridas por não se desgastarem naturalmente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário